Disponível

A partir das 15h de 29/05/2021 este percurso está disponível e pronto a ser experienciado.
O percurso está marcado num único sentido e é circular. Procura o placar inicial informativo junto à Igreja Matriz! Depois é só seguir as setas azuis e brancas que encontras nas placas metálicas, estacas de madeira ou pinturas.

Ir para a Igreja Matriz!

Coordenador de Percurso

André Maria

O Coordenador de percurso pode ajudar-te caso tenhas dúvidas!


Contaca-me!

Distância

12,4km

Altimetria

+ 603m

Duração

3H15

Dificuldade

Média

Bem-vindo a São Martinho de Sardoura!

Este é o PP02 do PayváPé, dedicado a este terreno verde, banhado pelo azul do Rio Sardoura e do Rio Douro, onde se vive em paz e se respira ar puro. A caminhada inicia e termina no complexo religioso, entre a Igreja de São Martinho e a Igreja de São Brás, árvores e coretos. A pequena igreja de São Brás considerada a mais antiga do Concelho, exibe na ombreira de uma das portas uma gravação da cruz dos templários. A imponente Igreja de São Martinho, construída em 1985 pelas mãos deste povo, possui linhas modernas e é a maior da região.

Podes ver o Largo José Bento da Cunha Ferreira, homenagem ao homem que foi o 1º Presidente de Junta e o mentor da arte de trabalhar o cobre nesta freguesia. Atualmente, são 3 as empresas que, artesanalmente, trabalham o cobre e o exportam para todo o mundo. O alambique de destilação, utilizado pelas grandes marcas de Whisky, Vodka, Rum e Perfumes, é, por certo, o objeto mais comercializado. Estas empresas integram a rede dos ofícios tradicionais de Castelo de Paiva e poderás visitá-las no Monte Carvalhoso.

Percorre os lugares de Monte do Alvo, Crava e Curtinhas e, pelo meio mítico caminho da Devesinha, terás uma panorâmica surpreendente sobre o Rio Douro. A descida pelo lugar de Covas, entre campos de cultivo, leva-te à capela da Senhora do Pilar, templo de propriedade privada que recebeu licença para celebração de missa em 1703, infelizmente, abandonado no tempo.

Poucos metros e entras na Zona Ribeirinha de “Las Covas”. Com os pés na areia poderás sentir a frescura do Douro, e aproveitar um espaço de lazer, pitoresco, construído por voluntários desta Freguesia. Passada a Zona de Pesca, sobes pela Arnela, com a energia que emana da paisagem encantadora.

A fruticultura destaca-se ao longo do caminho. Na Cruz da Agra, o projeto Agra Verde conta com a produção de Mirtilo, Kiwi, Limão e Castanha. Em Picotas, a Framboesas Picotas produz um fruto de grande qualidade e variadas compotas. Poderás visitar ambas as quintas e descobrir estes produtos locais.

Na terra do premiado vinho verde, encontras as quintas de Valetruto e Encosta da Cerca, que alegram qualquer mesa. Pelo meio da natureza, descobres os trilhos de Vila Verde até ao Cabril, onde o Sr. Justino mói cereais e coze uma broa de sabor autêntico, com a mesma paixão e sabedoria dos nossos antepassados.

Pelo caminho das Noras, chegas à Capela do Espírito Santo, onde se celebram as festas com a tradicional prova dos tremoços. Segundo a lenda, em 1919, a Gripe Espanhola dizimou grande parte da nossa população e já não se dobravam os sinos para não atemorizar os acamados. Assim que foi feita uma procissão em honra do Espírito Santo, a doença foi controlada e ninguém mais padeceu.

Sobes ao Lugar da Costa e cruzas o Rio Sardoura, obtendo uma nova panorâmica desta terra. Aguarda-te um merecido descanso na zona de lazer. Senta-te na relva e aprecia a cascata do rio, num ambiente natural, antes de finalizares esta caminhada.
Se precisares de ajuda, conselhos ou dicas para esta jornada conta comigo,

André Maria – Diretor de Percurso PP02
00351 969 426 699 | geral@payvape.pt


Pontos de Interesse

Estes são alguns dos locais interessantes que vais encontrar pelo caminho.. mas há muito mais para descobrir!

O nosso mapa

Explora ao máximo os trajetos, os locais e as possíveis conexões

Ver no Google Maps

Apesar de todo o trajeto estar sinalizado, recomendamos a o download do mapa em GPX ou que sigas o percurso pelo google maps clicando no botão abaixo.

Se estudares bem o mapa consegues concluir o Percurso em 2 etapas. Como o mapa faz um 8, basta fazeres as zonas "circulares" em dias separados!


Ver no Google Maps
PercursoDistânciaDuração
Completo12,4 km3:15

Download do GPX


GPX Percurso Completo

A nossa sinalética

Segue atento às nossas marcações

A nossa marcação é igual em todos os percursos. Vais encontrar a placa inicial na Igreja Matriz de cada uma das 9 Freguesias (do PP01 ao PP09) e na sede do Centro Sol Nascente (no PP10). As placas direcionais azuis e brancas podem ser encontradas em estacas de madeira, postes de metal ou pinturas.