Disponível!

A partir das 09h de 29/05/2021 este percurso está disponível e pronto a ser experienciado.
O percurso está marcado num único sentido e é circular. Procura o placar inicial informativo junto à Igreja Matriz! Depois é só seguir as setas azuis e brancas que encontras nas placas metálicas, estacas de madeira ou pinturas.

Ir para a Igreja Matriz!

Coordenadores de Percurso

André Silva | João Vieira

O Coordenador de percurso pode ajudar-te caso tenhas dúvidas!


Contacta-nos!

Distância

13,8km

Altimetria

+ 594 m

Duração

3h45

Dificuldade

Média

Bem-vindo a Pedorido!
Este é o percurso PP08 do PayváPé. Um hino à natureza das Terras de Payva! Inicia na Igreja Matriz de Pedorido, zona ribeirinha, onde o Rio Arda beija o Rio Douro. Sobe ao Picão, depois do cruzeiro, no Largo do Eirado e entra nos caminhos florestais sobranceiros ao Douro.

Chegas ao Penedo do Lastrão, onde os setores de escala perfilados na rocha deixam antever a prática da modalidade, num ambiente natural. Ao fundo, do outro lado da estrada, tens a torre do Poço de Germunde 2, das Minas do Pejão. Espera-te, agora, a Casa da Malta, que serviu de albergue aos mineiros oriundos de outras terras, durante a época dourada de exploração mineira, que encerrou nos anos 90’.

Percorre o Lugar da Póvoa e encontras a Capela de S.to Isidro, no centro do Lugar. Sobe ao monte pelo limite do terreno do Complexo das Minas, onde os graves incêndios de 2017 provocaram a combustão de resíduos sob a superfície, combustão que durou até 2019. O CAN, Centro Aeronáutico do Norte, surge à frente. Nesta pista de aeromodelismo, o cenário é marcado pela grandiosidade do Monte do São Domingos e os pequenos aviões são, facilmente, confundidos com aviões de grande porte, quando fazem voos rasantes.

Estrada fora, na senda das nossas aldeias remotas, encontras Arejinha. Aqui, és convidado a visitar o açude de Arejinha, que acrescenta 1800m à tua jornada, e que tem uma panorâmica excelente, principalmente nas épocas do ano em que o ribeiro de Cabanas se apresenta mais abundante.

Desce à Aldeia de Gaído, com a Capela bem no seu centro e aprecia o modo de vida desta aldeia isolada que vai sobrevivendo ao impacto da desertificação. Por entre campos, inicia a descida até ao Rio Arda. Depois de um declive acentuado, aguarda-te tranquilo o Areal do Meirão. O Arda corre veloz e o areal convida a desfrutar de momentos de lazer. Nas margens do rio, os pilares que seguravam a antiga Ponte do Meirão, entretanto derrubada.

Pelas margens do Arda, o caminho, ladeado de espécies variadas de fauna e flora, faz-se ao ritmo do rio, saboreando todos os passos. Surge mais além, a elegante Ponte do Croca, pintada de verde, em harmonia com a paisagem envolvente. Segue a margem do Rio, aprecia as lagoas que se vão formando e a tranquilidade do espaço envolvente.

Chegas à foz do Arda e, na Margem do Douro tens o merecido e refrescante descanso, no Parque do Choupal das Concas. Molha os pés, aprecia as ondas formadas pelos barcos de recreio e segue pela Ponte Centenária de Pedorido, outrora passagem das vagonetas de carvão, sobre carris. Relaxa, finalmente, junto à Igreja, onde iniciaste esta jornada.

Se precisares de ajuda, conselhos ou dicas para esta jornada conta comigo,

André Silva e João Vieira – Diretores de Percurso PP08
00351 969 426 699 | geral@payvape.pt


O nosso mapa

Explora ao máximo os trajetos, os locais e as possíveis conexões

Ver no Google Maps

Apesar de todo o trajeto estar sinalizado, recomendamos a o download do mapa em GPX ou que sigas o percurso pelo google maps clicando no botão abaixo


Ver no Google Maps

Download do GPX

GPX Percurso Completo

A nossa sinalética

Segue atento às nossas marcações

A nossa marcação é igual em todos os percursos. Vais encontrar a placa inicial na Igreja Matriz de cada uma das 9 Freguesias (do PP01 ao PP09) e na sede do Centro Sol Nascente (no PP10). As placas direcionais azuis e brancas podem ser encontradas em estacas de madeira, postes de metal ou pinturas.