Disponível!

A partir das 11h de 29/05/2021 este percurso está disponível e pronto a ser experienciado.
O percurso está marcado num único sentido e é circular. Procura o placar inicial informativo junto ao Centro Sol Nascente, depois é só seguir as setas azuis e brancas que encontras nas placas metálicas, estacas de madeira ou pinturas.

Ir para o Centro Sol Nascente!

Coordenador de Percurso

Rui Gomes

O Coordenador de percurso pode ajudar-te caso tenhas dúvidas!


Contacta-me!

Distância

5,00km

Altimetria

+ 258m

Duração

1H45

Dificuldade

Fácil

Bem-vindo às Aldeias de Xisto de Midões e Gondarém!

Este é o Percurso PP10 do Payvápé e é dedicado a estas emblemáticas aldeias paivenses!

Este percurso circular, marcado num único sentido com sinalética azul e branca, composto por 5kms de comprimento, inicia e termina na nossa Sede, “Centro Sol Nascente”, que está localizada poucos metros abaixo da Capela de Santo Ildefonso.

O trilho foi pensado para que o possas descobrir em família, a pé ou de bicicleta e desfrutar de excelentes momentos de lazer.
Nestas aldeias cheias de história, o Xisto está por toda a parte. Nas casas, nos muros de suporte e nos filamentos debaixo do chão, o Xisto é a marca desta localidade.

O Xisto já era utilizado na construção tumular desde a Pré-história recente, exemplo disso é a “Mamoa de Carvalho Mau nº1”, que podes descobrir no PP09.



Sapatilhas nos pés, pensamento vazio e olhar atento, é a receita para esta jornada fantástica que te irá levar do alto do monte às margens do Rio Douro e ao coração destas aldeias. Serás observado pelo som dos pássaros e invadido pela fragância da natureza no seu estado mais puro.

Com a lente da tua câmara, irás levar para casa a memória das nossas paisagens, das nossas gentes, dos cultivos agrícolas e o encanto das construções em Xisto. Se sentires vontade de partilhar as memórias com o mundo, não te esqueças do hashtag #Payvápé

Se tiveres tempo, adiciona um pouco mais de caminho ao teu percurso e descobre os dois miradouros em madeira, em forma de proa de barco, que pertencem ao Percurso Viver o Douro, conforme poderás ver neste mapa ao lado.
Se precisares de ajuda, conselhos ou dicas para esta jornada, conta comigo,

Rui Gomes – Diretor de Percurso PP10
00351 969 426 699 | geral@payvape.pt


Pontos de Interesse

Estes são alguns dos locais interessantes que vais encontrar pelo caminho.. mas há muito mais para descobrir!

O nosso mapa

Explora ao máximo os trajetos, os locais e as possíveis conexões

Ver no Google Maps

Apesar de todo o trajeto estar sinalizado, recomendamos a o download do mapa em GPX ou que sigas o percurso pelo google maps clicando no botão abaixo.

Caso queiras aumentar um pouco mais a tua caminhada, tens a possibilidade de visitar os miradouros de Barco Rabelo do Percurso Viver o Douro acrescentando 3kml!


Ver no Google Maps

Download do GPX

GPX Percurso Completo

A nossa sinalética

Segue atento às nossas marcações

A nossa marcação é igual em todos os percursos. Vais encontrar a placa inicial na Igreja Matriz de cada uma das 9 Freguesias (do PP01 ao PP09) e na sede do Centro Sol Nascente (no PP10). As placas direcionais azuis e brancas podem ser encontradas em estacas de madeira, postes de metal ou pinturas.