Disponível

A partir das 12h de 29/05/2021 este percurso está disponível e pronto a ser experienciado.
O percurso está marcado num único sentido e é circular. Procura o placar inicial informativo junto à Igreja Matriz! Depois é só seguir as setas azuis e brancas que encontras nas placas metálicas, estacas de madeira ou pinturas.


Ir para a Igreja Matriz!

Coordenador de Percurso

Rui Gomes

O Coordenador de percurso pode ajudar-te caso tenhas dúvidas!


Contacta-me!

Distância

11 Kms

Altimetria

+ 540m

Duração

2h45

Dificuldade

Média

Bem-vindo a Santa Maria de Sardoura!

Este é o percurso PP03 do PayváPé, um dos mais completos pela sua diversidade. Desce da Igreja Matriz e entras no centro da Vila de Sardoura, um espaço renovado e cheio de vida. Os caminhos empedrados levam-te até ao Barbeiro mais antigo de Portugal, como refere a rota dos ofícios tradicionais de Castelo de Paiva. A subida em terra batida leva-te ao alto do Monte de São Gens. A dureza do percurso faz-te apreciar, mais intensamente, o relaxante baloiço e apreciar a vista sobre todo o vale coberto de campos, vinhas e vegetação, por certo uma das melhores vistas do norte de Portugal.

Mas é nas Ribeiras de Sá, descendo o monte, que encontrarás um dos locais secretos mais fascinantes deste Concelho. No estreito trilho de pedra de “Pé-enxuto”, pelo meio dos campos, viajarás algumas décadas para trás, aos saudosos anos de exploração mineira. Este carreiro, passagem de centenas de mineiros, longas distâncias diárias, percorridas a pé, entre casa e as minas. Como o nome indica, este trilho foi construído para que os mineiros não molhassem os pés. São pegadas da nossa história que poderás apreciar e desfrutar no encadeamento de uma paisagem fascinante, 360 graus à tua volta.

Sem perder o rasto às nossas vinhas, que justificam um dos produtos que dão nome a estas terras - o Vinho Verde - continuarás por montes e serras até ao Rio Douro. Bem no fundo da colina, verás as pontes que nos trazem tristes memórias do ano de 2001. Hoje, deixa-te embalar pelas águas calma, inspira de felicidade e sente-te em casa. Desce ao Parque do Gramão, pela pitoresca ponte de madeira, na foz do Rio Sardoura, feita pelas mãos de voluntários desta freguesia, recarrega energias em família, para o que sobra do caminho. Debaixo de uma vegetação densa, ouvirás o rio Sardoura cantar com toda a sua robustez, batendo na rocha e seguindo caminho desenfreado. Este som sedativo esconde nos seus meandros as ruínas da fábrica de papel, que outrora fora um dos ícones deste território e que agora nos encanta com o seu aspeto místico.

Chegas à Igreja Matriz, onde tudo começa. Onde começa a Vila, onde começa a viagem e onde começa a fé que nos leva pelos caminhos da vida e que é a cultura deste povo.
Boa viagem pelos trilhos deste percurso.
Se precisares de ajuda, conselhos ou dicas para esta jornada conta comigo,

Rui Gomes – Diretor de Percurso PP03
00351 969 426 699 | geral@payvape.pt

Pontos de Interesse

Estes são alguns dos locais interessantes que vais encontrar pelo caminho.. mas há muito mais para descobrir!

O nosso mapa

Explora ao máximo os trajetos, os locais e as possíveis conexões

Ver no Google Maps

Apesar de todo o trajeto estar sinalizado, recomendamos a o download do mapa em GPX ou que sigas o percurso pelo google maps clicando no botão abaixo.


Ver no Google Maps
PercursoDistânciaDuração
Completo11 km2h45

GPX Percurso Completo

A nossa sinalética

Segue atento às nossas marcações

A nossa marcação é igual em todos os percursos. Vais encontrar a placa inicial na Igreja Matriz de cada uma das 9 Freguesias (do PP01 ao PP09) e na sede do Centro Sol Nascente (no PP10). As placas direcionais azuis e brancas podem ser encontradas em estacas de madeira, postes de metal ou pinturas.