DISPONÍVEL!

A partir das 10h de 29/05/2021 este percurso está disponível e pronto a ser experienciado.
O percurso está marcado num único sentido e é circular. Procura o placar inicial informativo junto à Igreja Matriz! Depois é só seguir as setas azuis e brancas que encontras nas placas metálicas, estacas de madeira ou pinturas.

Ir para a Igreja Matriz

Coordenadores de Percurso

Carlos Moreira | António Moreira

O Coordenador de percurso pode ajudar-te caso tenhas dúvidas!


Contacta-nos!

Distância

16,7 km

Altimetria

+ 804m

Duração

4h30

Dificuldade

Dificil

Bem-vindo a São Pedro do Paraíso!

Este é o percurso PP09 do PayváPé. Inicia e termina na Igreja Matriz, um dos templos mais antigos da região, aparecendo documentada desde 1024.

Percorre o lugar de Casal da Renda, onde encontras o Cruzeiro e a escola onde funcionou o primeiro Posto de Receção Oficial da Telescola, do país. Pelos caminhos do monte, chegas aos Viveiros Sampaio, empresa dedicada a árvores de fruto e de jardim, desde 1930. Curiosidade: em tempos, numa eira desta quinta, realizavam-se os bailes tradicionais, muito concorridos por amantes da dança, vindos de vários concelhos.

Chegas à Capela de Santa Eufémia, palco da grande romaria em honra de referida santa, de 14 a 16 de setembro. Conhecida, também, pelas barracas gastronómicas, lá podes saborear famosos pratos como “bife à Santa Eufémia”, “Aba Cozida” e “Feijoada”.

Na aldeia, podes, ainda, conhecer o Fumeiro Tradicional da Santa Eufémia. Segue os trilhos de Sabariz que te levam na senda do Pejão. Pelo meio, encontras as Mamoas de Carvalho Mau, monumentos funerários milenares, cobertos de terra, formando montículos visíveis no meio da vegetação. Em 1989, escavações permitiram encontrar fragmentos cerâmicos com elementos decorativos, que remontam à época do Bronze.

Aqui, tens a possibilidade de seguir pela versão reduzida do percurso, indo em direção à Serra de São Pedro. Se seguires no percurso completo partes à descoberta do legado histórico mais recente, focado nas Minas do Pejão.

O Pejão foi, durante várias décadas do século XX, sinónimo de trabalho mineiro e de muito desenvolvimento e prosperidade. Na zona das Minas do Choupelo, existia um bairro para os mineiros e várias infraestruturas de apoio, que agora se encontram em ruínas.

Podes orar na Capela de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros e caminhar junto à mina do 50. Os anos prósperos da extração mineira deram lugar a anos muito duros e cinzentos que ainda vivem entre nós.

Segue pelo meio da vegetação, numa descida tranquila por caminhos de terra batida, até à aldeia isolada de Gondra. Estás no sítio certo, no cruzeiro da Aldeia e logo avistas a Capela de Santo António, no alto do seu esplendor. Todos os cantos são de interesse fotográfico. As fachadas em Xisto, os campos e os animais das quintas, o verde da vegetação e a tranquilidade dos rostos. Gondra é um local mágico e de visita obrigatória.

O riacho segue o seu rumo, mas tu cruzas-lhe o caminho e percorres as vinhas do aclamado Vinho Verde da Corga da Chã. O vinho é uma das principais marcas Paivenses e dar-te-á a força necessária para que chegues a Paraduça e não temas a subida à Serra de São Pedro. O caminho pode ser íngreme, mas a panorâmica vai pagar-te a melhor das recompensas. De lá podes ver as principais serras da região e avistar o mar, no horizonte. Resta-te descer à Igreja onde esta viagem começou e levar contigo esta experiência, na gaveta das memórias.

Se precisares de ajuda, conselhos ou dicas para esta jornada conta comigo,

Carlos Moreira e António Moreira – Diretores de Percurso PP09
00351 969 426 699 | geral@payvape.pt


O nosso mapa

Explora ao máximo os trajetos, os locais e as possíveis conexões

Ver no Google Maps

Apesar de todo o trajeto estar sinalizado, recomendamos a o download do mapa em GPX ou que sigas o percurso pelo google maps clicando no botão abaixo.

Caso queiras podes optar pelo percurso reduzido, não passando pela aldeia isolada de Gondra. Na rotunda de Carvalho Mau segue a sinalética da versão reduzida.


Ver no Google Maps
PercursoDistânciaDuração
Completo16,7 km4h30
Reduzido6,97 km1h45

Download dos mapas em GPX

GPX Percurso CompletoGPX Percurso Reduzido

A nossa sinalética

Segue atento às nossas marcações

A nossa marcação é igual em todos os percursos. Vais encontrar a placa inicial na Igreja Matriz de cada uma das 9 Freguesias (do PP01 ao PP09) e na sede do Centro Sol Nascente (no PP10). As placas direcionais azuis e brancas podem ser encontradas em estacas de madeira, postes de metal ou pinturas.