Disponível!

A partir das 17h de 29/05/2021 este percurso está disponível e pronto a ser experienciado.
O percurso está marcado num único sentido e é circular. Procura o placar inicial informativo junto à Igreja Matriz! Depois é só seguir as setas azuis e brancas que encontras nas placas metálicas, estacas de madeira ou pinturas.

Ir para a Igreja Matriz!

Coordenador de Percurso

Vitor Oliveira

O Coordenador de percurso pode ajudar-te caso tenhas dúvidas!


Contacta-me!

Distância

12,20km

Altimetria

+ 640m

Duração

3h15

Dificuldade

Média

Bem-vindo a Bairros!

Este é o percurso PP06 do PayváPé. Desenhado para os amantes da natureza no seu estado mais puro. Inicia na Igreja Matriz, a meio da encosta, e sente a paisagem de todo o vale. Vinhas em socalcos justificam a produção de alguns dos melhores Vinhos Verdes da Região.

Mais um pouco e chegas ao coração de Bairros. Aprecia a capela de S. Lourenço, santo celebrado em festa, anualmente, e a melhor panorâmica do Largo onde várias instituições dão vida a este espaço.

Segue pela Quinta do Outeiro, admira o Solar da Quinta da Fisga. Passa a Casa de Figueiredo, desce à Quinta de Pensais e, por entre vegetação densa, integrada na área de proteção da Rede Natura 2000, encontras o emblemático Rio Paiva. O caminho é irregular, por vezes sinuoso, mas plana e certa é a garantia de que estarás num local único, natural e em simbiose com a vasta diversidade de fauna e flora.

Segue o trilho e, assim que os godos te massajarem os pés, estarás no Meandro da Retorta. A curva do Rio é indescritível e o cenário que vais observar é digno do registo fotográfico que levarás contigo.

Logo depois, Várzea, refúgio de quem procura a natureza e a paz, onde o Xisto das fachadas das unidades hoteleiras faz o enquadramento perfeito com a paisagem. O pequeno riacho, a calçada em terra batida e as pedras que seguram a água dão forma a uma lagoa tranquila. Os troncos de madeira mergulham o rio, as árvores são invadidas pelos pássaros e o chilrear é a melodia que te acompanhará até ao Poço Negro.

Saberás que estás no sítio certo quando encontrares um pequeno trilho íngreme que te levará à Ponte de Melo. Aproveita a melhor vista superior do Poço Negro e, caso queiras, sai alguns metros do percurso para visitar a Ponte de Melo.

Por entre floresta densa, sobe em direção à aldeia. A meio do caminho, poderás optar pela versão mais curta do PP06, apanhando um atalho direto à Igreja ou continuar a subir o monte, no percurso completo.

A paisagem dá lugar ao cheiro característico dos fornos que produzem o famoso Carvão Vegetal de Bairros. Percorre o mítico lugar da Ladroeira, ultrapassa socalcos e linhas de água, vinhas, plantações de mirtilos e framboesas. Chegaste onde tudo começou!

Se precisares de ajuda, conselhos ou dicas para esta jornada conta comigo,

Vitor Oliveira – Diretor de Percurso PP06
00351 969 426 699 | geral@payvape.pt


Pontos de Interesse

Estes são alguns dos locais interessantes que vais encontrar pelo caminho.. mas há muito mais para descobrir!

O nosso mapa

Explora ao máximo os trajetos, os locais e as possíveis conexões

Ver no Google Maps

Apesar de todo o trajeto estar sinalizado, recomendamos a o download do mapa em GPX ou que sigas o percurso pelo google maps clicando no botão abaixo.

Caso queiras reduzir um pouco a caminhada, depois da ponte de melo terás a opção de ir pelo percurso reduzido. Dessa forma não passarás na Ladroeira e seguirás direto à igreja


Ver no Google Maps
PercursoDistânciaDuração
Completo12,20 km3h15
Reduzido9,09Km2h15

Download dos mapas


GPX Percurso Completo
GPX Percurso Reduzido

A nossa sinalética

Segue atento às nossas marcações

A nossa marcação é igual em todos os percursos. Vais encontrar a placa inicial na Igreja Matriz de cada uma das 9 Freguesias (do PP01 ao PP09) e na sede do Centro Sol Nascente (no PP10). As placas direcionais azuis e brancas podem ser encontradas em estacas de madeira, postes de metal ou pinturas.