Disponível!

A partir das 16h de 29/05/2021 este percurso está disponível e pronto a ser experienciado.
O percurso está marcado num único sentido e é circular. Procura o placar inicial informativo junto à Igreja Matriz! Depois é só seguir as setas azuis e brancas que encontras nas placas metálicas, estacas de madeira ou pinturas.

Ir para a Igreja Matriz!

Coordenador de Percurso

António Granja

O Coordenador de percurso pode ajudar-te caso tenhas dúvidas!


Contacta-me!

Distância

11,7 km

Altimetria

+ 487m

Duração

3h00

Dificuldade

Médio

Bem-vindo a Sobrado!

Este é o percurso PP05 do PayváPé. Foi delineado para que conheças as pegadas da nossa história e os meandros da nossa Vila. Inicia o percurso na Igreja Matriz de Sobrado, junto ao Largo do Conde, na Praça da Independência, construída no século XVIII. Contorna o cruzeiro e desce à Quinta do Pinheiro. Acompanhado da ciclovia, por este espaço agradável e propício a momentos de lazer, chegas ao parque onde, quinzenalmente, acontece a feira municipal.

Sobe ao Penedo Cão, onde, segundo a lenda, existiu o Palácio de D. Garcia, Rei da Galiza, e ao penedo de El-Rei, que terá sido refúgio de Sua Majestade, quando, em 1065, estava em guerra com o seu irmão D. Afonso.

Percorre o Lugar de Gração, desce uma das zonas mais urbanas de Sobrado e chegas ao solar de Paço de Gondim. Aqui viveu, segundo a tradição, Martim de Bulhões, que viria a casar com Tereza Taveira, e desse casamento nasceria o filho António, que se tornaria o maior santo da Igreja católica: Santo António. Logo abaixo, encontras o Portal da Serrada, que poderá ter pertencido à Quinta de Serrada e servido de dependência do Paço de Gondim.

A história dá lugar à natureza e aos caminhos dos campos. Ao fundo, deslumbrante, avistarás a Ilha dos Amores e curso do Rio Douro, num trilho que se faz calmo, pelos caminhos de Catapeixe. Encontrarás o lugar ideal para apreciar uma das paisagens mais deslumbrantes da região, com uma visão panorâmica de todo o vale.

Pelo meio da vegetação chegarás ao bairro de Curvite e à Pia dos Mouros, constituída por duas sepulturas retangulares, escavadas num bloco granítico e que data entre fins do séc. IX e meados do séc. XI. Deixarás para trás este local rodeado de Sobreiros centenários, num ambiente natural e acolhedor para visitar a Capela de Vegide e a Casa da Torre.

Este edifício é o que resta do antiquíssimo Solar dos Pintos de Vegide, descendente de D. Tructezendo Guedes, Senhor das Terras de Paiva, onde, segundo a tradição local, terá residido com sua filha e neta D.ª Maria Teresa Taveira, que viria a ser mãe de Santo António.

Um exemplar de grande porte de Cedro-do-Libano, com mais de 200 anos, identifica o Lugar da Frutuária e a Casa do Povo, atual sede da ADEP. No Parque das Tílias, encontrarás um lugar natural ímpar. Para além do exemplar do Barco Rabelo e da antiga Fábrica de Manteiga, há a Casa dos Engenhos e um vasto espólio da história e vida paivense, que poderás conhecer dentro destas paredes.

Em direção ao centro da vila e ao lado do monumento ao Vinho Verde, encontrarás o portal da Quinta da Boavista e o Marmoiral de Sobrado. Este monumento integra a rota do Românico e, segundo a tradição, será um marco da passagem do cortejo fúnebre da Rainha Santa Mafalda em direção ao Mosteiro de Arouca, onde foi sepultada.

Reentras no centro histórico de Sobrado, de olhos postos no Chafariz e no edifício da Antiga Cadeia, atual Posto de Turismo e Centro Cultural. Cruzas a Rua Direita e por uma viela estreita serás conduzido ao Mercado Municipal. Por fim, estarás frente ao Conde, altivo no seu trono e no largo com o seu nome. Ao fundo, a Igreja aguarda o teu regresso.

Se precisares de ajuda, conselhos ou dicas para esta jornada conta comigo,

António Granja – Diretor de Percurso PP05
00351 969 426 699 | geral@payvape.pt


O nosso mapa

Explora ao máximo os trajetos, os locais e as possíveis conexões

Ver no Google Maps

Apesar de todo o trajeto estar sinalizado, recomendamos a o download do mapa em GPX ou que sigas o percurso pelo google maps clicando no botão abaixo.


Ver no Google Maps
PercursoDistânciaDuração
Completo11,7 km3h00

GPX Percurso Completo

A nossa sinalética

Segue atento às nossas marcações

A nossa marcação é igual em todos os percursos. Vais encontrar a placa inicial na Igreja Matriz de cada uma das 9 Freguesias (do PP01 ao PP09) e na sede do Centro Sol Nascente (no PP10). As placas direcionais azuis e brancas podem ser encontradas em estacas de madeira, postes de metal ou pinturas.