Disponível!

A partir das 18h de 29/05/2021 este percurso está disponível e pronto a ser experienciado.
O percurso está marcado num único sentido e é circular. Procura o placar inicial informativo junto à Igreja Matriz! Depois é só seguir as setas azuis e brancas que encontras nas placas metálicas, estacas de madeira ou pinturas.

Ir para a Igreja Matriz!

Coordenadores de Percurso

Marcelo Araújo | Nuno Faria

O Coordenador de percurso pode ajudar-te caso tenhas dúvidas!


Contacta-nos

Distância

14,4km

Altimetria

+ 707m

Duração

4h00

Dificuldade

Média

Bem-vindo a Real!

Este é o percurso PP04 do PayváPé. Privilegia o contacto com os montes, o campo e a serra. A igreja de Santa Marinha de Real, onde inicia e termina este percurso, é uma das mais antigas do Concelho, datada de 1737, e possui um valor artístico incalculável, pelo estilo barroco no seu interior e pelas seis esculturas de pedra que representam santos apóstolos, localizadas no adro do templo.

Imbuído de cultura, aceita o desafio da subida ao monte de Santo Adrião. Não temas os 5km até à capela. Se as pernas ameaçarem fraquejar, inspira-te nos fiéis que, todos os anos, no Domingo, 40 dias após a Páscoa, transportam, em procissão, os andores engalanados, ao longo deste caminho íngreme e irregular. Vive e experiencia a nossa cultura e as nossas tradições.

Quase no final da subida, és convidado a conhecer dois monumentos megalíticos funerários, da idade do cobre e do bronze, designados por Mamoas. Os monumentos tumulares, com pilares em xisto, eram cobertos de terra e ainda hoje consegues ver o montículo de terra bem definido, apesar da vegetação.

A paisagem que vislumbras no topo do monte é uma excelente recompensa pelo esforço. Desfruta de um momento de pausa no baloiço, aprecia a capela, a paisagem e prepara-te para a descida, com a certeza de que “o pior já passou”.

o fundo espera-te, sossegada, silenciosa e deslumbrante, a lagoa da inacabada Barragem do Seixo. Um local mágico, onde se pratica a pesca desportiva e se aprecia a beleza do Rio Sardoura, que nasce nesta freguesia, poucos quilómetros acima. Este rio, que nasce e desagua em Castelo de Paiva, será o teu companheiro de viagem, por vários momentos ao longo do caminho.

Na senda das aldeias da Lapa, do Moinho, de Friamil e de Santa Iria, é tempo de conhecer os nossos campos de cultivo, o nosso modo de vida e as nossas gentes. Aprecia as quedas de água, os animais, as plantas e a erva verde que pinta todo o cenário. Esta é uma freguesia dedicada à terra, ao trabalho e à natureza.

O final da jornada aproxima-se, mas ainda há tempo para descobrir a capela de Santa Cristina. Inserida no meio das vinhas e dos Kiwis, esta capela é emblemática e fará as delícias das fotografias que vais registar e divulgar ao mundo, com a hashtag #payvape.

Se precisares de ajuda, conselhos ou dicas para esta jornada conta comigo,

Marcelo Araújo e Nuno Faria – Diretores de Percurso PP04
00351 969 426 699 | geral@payvape.pt


Pontos de Interesse

Estes são alguns dos locais interessantes que vais encontrar pelo caminho.. mas há muito mais para descobrir!

O nosso mapa

Explora ao máximo os trajetos, os locais e as possíveis conexões

Ver no Google Maps

Apesar de todo o trajeto estar sinalizado, recomendamos a o download do mapa em GPX ou que sigas o percurso pelo google maps clicando no botão abaixo.


Ver no Google Maps
PercursoDistânciaDuração
Completo14,4 km4h00

GPX Percurso Completo

A nossa sinalética

Segue atento às nossas marcações

A nossa marcação é igual em todos os percursos. Vais encontrar a placa inicial na Igreja Matriz de cada uma das 9 Freguesias (do PP01 ao PP09) e na sede do Centro Sol Nascente (no PP10). As placas direcionais azuis e brancas podem ser encontradas em estacas de madeira, postes de metal ou pinturas.