Este percurso ainda não foi verificado em 2023, mas estamos a planear Caminhadas Espontâneas em todos os percursos, de forma a verificar as condições da sinalética e também das limpezas necessárias.
Em breve anunciamos a data em que vamos organizar a Caminhada Espontânea neste PP, para que, caso queiras, possas fazer voluntariado connosco na manutenção.
Entretanto, caso faças o percurso, recomendamos que utilizes o mapa ou o GPX para te orientares e se puderes ajuda-nos ao registar em fotos eventuais faltas de sinalética ou necessidades de limpeza e reporta para geral@payvape.pt
Distância
11,7 km
Altimetria
+ 487m
Duração
3h00
Dificuldade
Médio
Bem-vindo a Sobrado!
Este é o percurso PP05 do PayváPé. Foi delineado para que conheças as pegadas da nossa história e os meandros da nossa Vila. Inicia o percurso na Igreja Matriz de Sobrado, junto ao Largo do Conde, na Praça da Independência, construÃda no século XVIII. Contorna o cruzeiro e desce à Quinta do Pinheiro. Acompanhado da ciclovia, por este espaço agradável e propÃcio a momentos de lazer, chegas ao parque onde, quinzenalmente, acontece a feira municipal.
Sobe ao Penedo Cão, onde, segundo a lenda, existiu o Palácio de D. Garcia, Rei da Galiza, e ao penedo de El-Rei, que terá sido refúgio de Sua Majestade, quando, em 1065, estava em guerra com o seu irmão D. Afonso.
Percorre o Lugar de Gração, desce uma das zonas mais urbanas de Sobrado e chegas ao solar de Paço de Gondim. Aqui viveu, segundo a tradição, Martim de Bulhões, que viria a casar com Tereza Taveira, e desse casamento nasceria o filho António, que se tornaria o maior santo da Igreja católica: Santo António. Logo abaixo, encontras o Portal da Serrada, que poderá ter pertencido à Quinta de Serrada e servido de dependência do Paço de Gondim.
A história dá lugar à natureza e aos caminhos dos campos. Ao fundo, deslumbrante, avistarás a Ilha dos Amores e curso do Rio Douro, num trilho que se faz calmo, pelos caminhos de Catapeixe. Encontrarás o lugar ideal para apreciar uma das paisagens mais deslumbrantes da região, com uma visão panorâmica de todo o vale.
Pelo meio da vegetação chegarás ao bairro de Curvite e à Pia dos Mouros, constituÃda por duas sepulturas retangulares, escavadas num bloco granÃtico e que data entre fins do séc. IX e meados do séc. XI. Deixarás para trás este local rodeado de Sobreiros centenários, num ambiente natural e acolhedor para visitar a Capela de Vegide e a Casa da Torre.
Este edifÃcio é o que resta do antiquÃssimo Solar dos Pintos de Vegide, descendente de D. Tructezendo Guedes, Senhor das Terras de Paiva, onde, segundo a tradição local, terá residido com sua filha e neta D.ª Maria Teresa Taveira, que viria a ser mãe de Santo António.
Um exemplar de grande porte de Cedro-do-Libano, com mais de 200 anos, identifica o Lugar da Frutuária e a Casa do Povo, atual sede da ADEP. No Parque das TÃlias, encontrarás um lugar natural Ãmpar. Para além do exemplar do Barco Rabelo e da antiga Fábrica de Manteiga, há a Casa dos Engenhos e um vasto espólio da história e vida paivense, que poderás conhecer dentro destas paredes.
Em direção ao centro da vila e ao lado do monumento ao Vinho Verde, encontrarás o portal da Quinta da Boavista e o Marmoiral de Sobrado. Este monumento integra a rota do Românico e, segundo a tradição, será um marco da passagem do cortejo fúnebre da Rainha Santa Mafalda em direção ao Mosteiro de Arouca, onde foi sepultada.
Reentras no centro histórico de Sobrado, de olhos postos no Chafariz e no edifÃcio da Antiga Cadeia, atual Posto de Turismo e Centro Cultural. Cruzas a Rua Direita e por uma viela estreita serás conduzido ao Mercado Municipal. Por fim, estarás frente ao Conde, altivo no seu trono e no largo com o seu nome. Ao fundo, a Igreja aguarda o teu regresso.
Se precisares de ajuda, conselhos ou dicas para esta jornada conta comigo,
António Granja – Diretor de Percurso PP05
00351 969 426 699 (chamada para a rede móvel nacional)
geral@payvape.pt
Pontos de Interesse
Estes são alguns dos locais interessantes que vais encontrar pelo caminho.. mas há muito mais para descobrir!
O nosso mapa
Explora ao máximo os trajetos, os locais e as possÃveis conexões
Ver no Google MapsApesar de todo o trajeto estar sinalizado, recomendamos a o download do mapa em GPX ou que sigas o percurso pelo google maps clicando no botão abaixo. |
Ver no Google Maps
A nossa sinalética
Segue atento às nossas marcações
O percurso está marcado num único sentido e é circular.
A nossa marcação é igual em todos os percursos. Vais encontrar a placa inicial na Igreja Matriz de cada uma das 9 Freguesias (do PP01 ao PP09) e na sede do Centro Sol Nascente (no PP10).
As placas direcionais azuis e brancas podem ser encontradas em estacas de madeira, postes de metal ou pinturas.