Este percurso está a ser alvo de constante vandalização de sinalética. Prevemos intervencionar o percurso em breve e disponibiliza-lo somente como percurso de orientação no seu formato completo.
A versão reduzida manterá a sinalética e terá de ser alterado de forma a evitar a passagem em locais de frequente vandalismo.
Entretanto, caso faças o percurso apesar das falhas de marcação e limpeza, recomendamos que utilizes o mapa ou o GPX para te orientares.
Distância
16,7 km
Altimetria
+ 804m
Duração
4h30
Dificuldade
Dificil
Bem-vindo a São Pedro do Paraíso!
Este é o percurso PP09 do PayváPé. Inicia e termina na Igreja Matriz, um dos templos mais antigos da região, aparecendo documentada desde 1024.
Percorre o lugar de Casal da Renda, onde encontras o Cruzeiro e a escola onde funcionou o primeiro Posto de Receção Oficial da Telescola, do país. Pelos caminhos do monte, chegas aos Viveiros Sampaio, empresa dedicada a árvores de fruto e de jardim, desde 1930. Curiosidade: em tempos, numa eira desta quinta, realizavam-se os bailes tradicionais, muito concorridos por amantes da dança, vindos de vários concelhos.
Chegas à Capela de Santa Eufémia, palco da grande romaria em honra de referida santa, de 14 a 16 de setembro. Conhecida, também, pelas barracas gastronómicas, lá podes saborear famosos pratos como “bife à Santa Eufémia”, “Aba Cozida” e “Feijoada”.
Na aldeia, podes, ainda, conhecer o Fumeiro Tradicional da Santa Eufémia. Segue os trilhos de Sabariz que te levam na senda do Pejão. Pelo meio, encontras as Mamoas de Carvalho Mau, monumentos funerários milenares, cobertos de terra, formando montículos visíveis no meio da vegetação. Em 1989, escavações permitiram encontrar fragmentos cerâmicos com elementos decorativos, que remontam à época do Bronze.
Aqui, tens a possibilidade de seguir pela versão reduzida do percurso, indo em direção à Serra de São Pedro. Se seguires no percurso completo partes à descoberta do legado histórico mais recente, focado nas Minas do Pejão.
O Pejão foi, durante várias décadas do século XX, sinónimo de trabalho mineiro e de muito desenvolvimento e prosperidade. Na zona das Minas do Choupelo, existia um bairro para os mineiros e várias infraestruturas de apoio, que agora se encontram em ruínas.
Podes orar na Capela de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros e caminhar junto à mina do 50. Os anos prósperos da extração mineira deram lugar a anos muito duros e cinzentos que ainda vivem entre nós.
Segue pelo meio da vegetação, numa descida tranquila por caminhos de terra batida, até à aldeia isolada de Gondra. Estás no sítio certo, no cruzeiro da Aldeia e logo avistas a Capela de Santo António, no alto do seu esplendor. Todos os cantos são de interesse fotográfico. As fachadas em Xisto, os campos e os animais das quintas, o verde da vegetação e a tranquilidade dos rostos. Gondra é um local mágico e de visita obrigatória.
O riacho segue o seu rumo, mas tu cruzas-lhe o caminho e percorres as vinhas do aclamado Vinho Verde da Corga da Chã. O vinho é uma das principais marcas Paivenses e dar-te-á a força necessária para que chegues a Paraduça e não temas a subida à Serra de São Pedro. O caminho pode ser íngreme, mas a panorâmica vai pagar-te a melhor das recompensas. De lá podes ver as principais serras da região e avistar o mar, no horizonte. Resta-te descer à Igreja onde esta viagem começou e levar contigo esta experiência, na gaveta das memórias.
Se precisares de ajuda, conselhos ou dicas para esta jornada conta comigo,
Carlos Moreira e António Moreira – Diretores de Percurso PP09
00351 969 426 699 (chamada para a rede móvel nacional)
geral@payvape.pt
Pontos de Interesse
Estes são alguns dos locais interessantes que vais encontrar pelo caminho.. mas há muito mais para descobrir!
O nosso mapa
Explora ao máximo os trajetos, os locais e as possíveis conexões
Ver no Google MapsApesar de todo o trajeto estar sinalizado, recomendamos a o download do mapa em GPX ou que sigas o percurso pelo google maps clicando no botão abaixo. |
Ver no Google Maps
Percurso | Distância | Duração |
---|---|---|
Completo | 16,7 km | 4h30 |
Reduzido | 6,97 km | 1h45 |
Download dos mapas em GPX
GPX Percurso CompletoGPX Percurso ReduzidoA nossa sinalética
Segue atento às nossas marcações
A nossa marcação é igual em todos os percursos. Vais encontrar a placa inicial na Igreja Matriz de cada uma das 9 Freguesias (do PP01 ao PP09) e na sede do Centro Sol Nascente (no PP10). As placas direcionais azuis e brancas podem ser encontradas em estacas de madeira, postes de metal ou pinturas.