Estamos a planear Caminhadas Espontâneas em todos os percursos, de forma a verificar as condições da sinalética e também das limpezas necessárias. Este percurso ainda não foi verificado em 2023 mas em breve anunciamos a data em que vamos organizar a Caminhada Espontânea neste PP, para que, caso queiras, possas fazer voluntariado connosco na manutenção.
Entretanto, caso faças o percurso, recomendamos que utilizes o mapa ou o GPX para te orientares e se puderes ajuda-nos ao registar em fotos eventuais faltas de sinalética ou necessidades de limpeza e reporta para geral@payvape.pt
Distância
9,40 km
Altimetria
+ 462m
Duração
02:30
Dificuldade
Média
Bem-vindo à freguesia de Fornos!
Este é o percurso PP01 do PayváPé, pela encosta do Rio Douro e com destino final no aclamado Rio Paiva. A Igreja Matriz, no centro da Freguesia é o ponto de partida desta jornada. Segues em direção ao lugar do Casal, pela Calçada da Cruz, contemplando as vinhas de Picotas, até ao recôndito fontenário do Casal e sua escadaria estreita.
Por entre vielas e o verde da paisagem, inclina um pouco os teus passos, à descoberta de um local mágico e secreto de Fornos. Sombreado por mimosas e austrálias, e o som da água cada vez mais próximo, adiciona 1800 metros ao percurso chegarás aos rápidos do Rio Paiva e conhecerás o moinho abandonado, nas Varzielas.
Retoma a estrada, segue pelos trilhos de monte, numa subida demorada e um pouco Ãngreme, pelo Caminho do Morangal. A vegetação natural acompanha-te e, sempre que quiseres, podes recuperar o fôlego com ar puro. Atingido o topo da colina, local mais alto da freguesia, desce o Caminho da Quebrada e terás uma das melhores paisagens da região.
São verdes, pintados de erva, os caminhos que te levam, entre subidas, descidas, levadas, montes e campos, até ao lugar do Castelo. A Ilha dos Amores é sÃtio de paragem obrigatória para quem nos visita. Com um complexo de piscinas, bar e praia fluvial, terás oportunidade de ganhar a energia que precisas para completar o percurso.
Sobe a rua estreita do Castelo, onde o Sr. Falcão constrói, artesanalmente, as redes de pesca e chegas à China. Estrada principal acima, encontrarás a Capela de Santo António, santo que, segundo a lenda, terá nascido em Castelo de Paiva e de quem este povo é devoto. Todavia, esta freguesia também venera S. Pedro e é S. João que dá nome ao feriado municipal.
Quase no final do percurso, ainda há tempo para conhecer o Ferreiro da Cêpa, um dos artesãos mais antigos do Concelho, que, tal como o Sr. Falcão, integra a rota dos ofÃcios tradicionais de Terras de Payva.
Se precisares de ajuda, conselhos ou dicas para esta jornada conta comigo,
André Maria – Diretor de Percurso PP01
00351 969 426 699 (chamada para a rede móvel nacional)
geral@payvape.pt
Pontos de Interesse
Estes são alguns dos locais interessantes que vais encontrar pelo caminho.. mas há muito mais para descobrir!
O nosso mapa
Explora ao máximo os trajetos, os locais e as possÃveis conexões
Ver no Google MapsApesar de todo o trajeto estar sinalizado, recomendamos a o download do mapa em GPX ou que sigas o percurso pelo google maps clicando no botão abaixo. |
Ver no Google Maps
A nossa sinalética
Segue atento às nossas marcações
A nossa marcação é igual em todos os percursos. Vais encontrar a placa inicial na Igreja Matriz de cada uma das 9 Freguesias (do PP01 ao PP09) e na sede do Centro Sol Nascente (no PP10). As placas direcionais azuis e brancas podem ser encontradas em estacas de madeira, postes de metal ou pinturas.